Museu Mundo Sporting

O Museu Mundo Sporting é um lugar extraordinário. Entre troféus de todos os desportos praticados pelo Sporting, recordações de triunfos, objetos de jogadores, e até a entrada no estádio, é um Mundo verde e branco.

E claro, tem as camisolas. Dos Cinco Violinos, do Manuel Fernandes e Jordão, do Azevedo, e tantas mais, de futebol e modalidades – até de Fórmula 1 histórica, do campeão do mundo (pelo Sporting) Rodrigo Gallego. E tem ainda camisolas de atletas do Sporting enquanto representantes de Portugal – como a camisola do Carlos Lopes na maratona de Los Angeles, o primeiro ouro olímpico português. Verde, claro.

E tem ainda muitas camisolas, tal como troféus, que não estão expostos. Isto porque o Sporting é enorme e não é possível mostrar tudo o que o Museu tem. A Conservadora Restauradora Lúcia Paula, atual diretora do Museu, seleciona os objetos mais representativos e a melhor forma de os dispôr, e cuida dos restantes.

Hoje o Verdebranco teve um enorme privilégio: fomos ver as camisolas guardadas! São objetos sem preço, alguns dos quais ainda não foram revelados ao público, mas sê-lo-ão brevemente. Em qualquer dos casos, foi-nos permitido fotografar algumas dessas camisolas que mostramos aqui:

1939/1940, hóquei em patins. Camisola de Alberto Mendes, que participou na conquista do 1º campeonato de Portugal

Alberto-Mendes-hoquei-Sporting-1939-camisola

1984, Sporting Lisboa Raposeira (Portugal). A equipa de ciclismo do Sporting tinha efetivamente este nome!

Sporting-Raposeira-ciclismo-1984-camisola

Camisola alternativa Le Coq Sportif de mangas curtas.

Le-Coq-Sportif-verde-Sporting-Museu-84

Deixamos aqui um enorme obrigado à Mestre Lúcia Paula pela gentileza com que nos recebeu!

Leave a Reply