Lagartos

A história já foi em parte contada noutros sítios, mas para que não fiquem dúvidas vou meter aqui a origem primeira da palavra “lagartos” aplicada a sportinguistas, o que nunca vi em lado nenhum da net. Lembrem-se que viram primeiro no verdebranco.net!

A 29 de Janeiro de 1951, foi aprovado em Assembleia Geral do SCP um plano financeiro cujo objetivo era financiar a construção do Estádio José Alvalade. O plano incluía uma subscrição reembolsável, com mínimo de 10 escudos, que seria reembolsado nos anos seguintes à medida que fosse sendo possível.A primeira menção a "lagartos": 10 de Fevereiro de 1951, Jornal SportingJá no Jornal Sporting de 10 de Fevereiro se menciona que “alguém com notável espírito de humorismo apelidou os títulos de «LAGARTOS»”, e propõe-se que essa designação seja adotada “para mais fàcilmente a propaganda atingir os seus objectivos”.A segunda menção a "lagartos": 17 de Fevereiro de 1951, Jornal SportingNo Jornal Sporting seguinte a denominação fica adotada, e aparece a frase curiosa: “felicitamos todos os «lagartos» por preferirem os «LAGARTOS»”, o que quer dizer que o nome “lagarto” era já usado para denominar os sportinguistas.Lagartos a 24 de Fevereiro de 1951, Jornal Sporting

A palavra pegou, tornou-se popular, e assim ficou durante muitos e muitos anos. Acabou por se tornar insulto, mas a razão é clara: é que nós construímos o nosso estádio sem ajuda e favores, pela generosidade e grandiosidade dos sportinguistas – os «lagartos» de então – e clubes habituados a ganharem por influênciase compadrios escuros ficam com uma inveja desesperada tal, que transformam o nobre em ignóbil. É esse o “talento” de quem é ignóbil – suja tudo aquilo em que toca.um lagarto de 10 escudos

3 thoughts on “Lagartos

    1. admin Post author

      Caro narasimha, leia o post, foi ao contrário! Primeiro deu-se o nome “lagartos”, e só depois é que as acções foram feitas! Bem depois, aliás! E ficaram com a marca de água por já terem sido denominadas de “lagartos” logo depois da Assembleia Geral de Janeiro de 1951 em que se decidiu avançar para isto!

  1. verdebranco

    um amigo disse:

    “Eu acho (e esta foi sempre a história que eu ouvi e vem uma versão disto no Livro a Bblia do Sporting) que a origem do termo lagarto vem antes dessa data, vem de um dos nossos primeiros emblemas, onde aparentemente por o Leão estar mal feito e por isso parecer um lagarto (também devido a sermos Verdes), levou a que ussasem isso de uma forma depreciativa. E quem o faria seriam as papoilas saltitantes.

    Só vejo hipotese de isso acontecer no 1º emblema ou no máximo no segundo, ora são ambos bem antes de 1951.

    O que pode ter acontecido, é que posteriormente alguém do Sporting com algum sentido de humor, tivesse pretendido virar esse nome a nosso favor ao criar esses titulos de subscrição.

    No Sporting só conheço Leões.”

Leave a Reply